Cyclone 4 parte do Centro de Lançamentos de Alcântara em julho de 2010, diz presidente da AEB
(JC / Panorama Espacial) Agência Espacial Brasileira trabalha com cronograma de um vôo de confirmação com carga brasileira, japonesa e argentina.
O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, afirmou que o Brasil fará o lançamento, a partir da base de lançamentos de Alcântara, no Maranhão, do foguete Cyclone 4.
Segundo ele, o vôo inicial é parte do acordo entre o Brasil e a Ucrânia, representados pela empresa binacional Cyclone Space. Pela parte ucraniana, será levado ao espaço uma carga japonesa. Já pelo lado brasileiro, “a idéia é lançar um satélite nacional e convidar nossos parceiros argentinos para levar um satélite deles”.
Após a tragédia com o lançamento do VLS, o presidente da AEB ressalta que o Brasil precisa de segurança para lançamentos. “O lançamento será chancela um novo tempo do programa espacial brasileiro, numa nova dimensão e os foguetes Cyclone são muito confiáveis. Na série imediatamente anterior, o Cyclone 3, foram realizados mais de 100 lançamentos com 100% de sucesso. O Brasil precisa desta certeza, precisa de convicção e precisa de um foguete capaz de lançar os foguetes que nós faremos”. (Luís Amorim)
Nenhum comentário:
Postar um comentário