• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sábado, 16 de agosto de 2008

Brasil registra último eclipse do ano neste sábado

(Folha) O último eclipse lunar do ano ocorreu neste sábado e pode ser visto em vários pontos onde o céu estava descoberto, incluindo São Paulo. Este foi um eclipse lunar parcial. Em seu máximo a Lua fica com 81% de seu disco mergulhado na sombra da Terra.

O fenômeno teve início as 15h22, antes mesmo de a Lua surgir, teve o auge por volta das 18h10 e deve terminar as 20h56, embora esteja agora em sua parte mais externa, chamada penumbra.
O último eclipse da Lua foi total e totalmente visível do Brasil, em fevereiro passado. Depois do eclipse deste sábado, haverá um outro, também parcial, em dezembro de 2009, mas este não deve ser visível do Brasil. O próximo que poderá ser visto pelos brasileiros deve ocorrer em junho de 2010, também parcial. Um total, somente em dezembro de 2010.

Eclipses lunares ocorrem quando Sol, Terra e Lua se alinham e o satélite natural percorre a sombra gerada por nosso planeta. Entretanto, a Terra não barra completamente a passagens dos raios --alguns, ao passarem pela atmosfera terrestre, sofrem desvio e atingem a superfície lunar. É isso que faz com que a Lua adquira o tom avermelhado.

O fenômeno

A sombra da Terra é composta por duas áreas em formato de cone, que ficam uma dentro da outra. A parte mais externa, chamada penumbra, é a região em que a Terra não bloqueia todos os raios vindos do Sol. Na área mais interna, que leva o nome de umbra, praticamente todos os raios são bloqueados.

Um comentário:

Universo Cativo disse...

Ciclo de Saros
Só lembrando,no dia 16 de agosto de 1990, também aconteceu um eclipse parcial da Lua, igual a este do sábado passado.Ou seja,tivemos um eclipse repetido.
Essa repetição ocorre devido a um ciclo natural, conhecido pelo nome
de Ciclo de Saros, um período de 18 anos, 11 dias e 8 horas, onde
algumas efemérides da Lua fazem com que um eclipse semelhante volte a se repetir.
Sendo assim, um eclipse parcial da Lua, com as mesmas características
deste sábado que passou ocorrerá em 16 de agosto de 2036.



O outro detalhe, envolvendo repetição de evento, é o próximo eclipse total do Sol em território brasileiro. Se pesquisarem, verão que eles não tem a mesma periodicidade do ciclo de Saros ( embora esteja viculado à Lua ) e dificlmente acontece numa seqüência, de forma a repetir o local onde ocorreu o úlimo.Sendo assim, o último eclipse total do Sol em terrítório brasileiro, foi em Natal ( Março/2006 ) e o próximo será também em Natal lá pelos idos de 2040 ou próximo disso ( não me lembro o ano exato ). O interessante é a coincidência do mesmo local para dois eclipses consecutivos no mesmo país!