• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quarta-feira, 18 de março de 2009

Discovery se acopla à Estação Espacial Internacional


A nave americana Discovery atracou nesta terça-feira na Estação Espacial Internacional (ISS) depois de uma manobra bem sucedida, anunciou a Nasa, agência espacial americana.

Ambas as naves se acoplaram às 21h19 GMT (18h19 no horário de Brasília) ao tempo em que passavam sobre o oeste da Austrália e com seis minutos de atraso. A aproximação aconteceu sem problemas.

A missão inclui a instalação de novos painéis solares no complexo e a troca de um dos membros de sua tripulação. O astronauta japonês Koichi Wakata, que viaja a bordo do Discovery, substituirá a colega Sandra Magnus. Ela voltará no ônibus espacial na semana que vem.

O comandante da estação, Michael Fincke, disse por rádio na segunda-feira que a tripulação está extremamente preparada para a missão. O Discovery decolou no último domingo com destino à ISS, onde completará a colocação de seus painéis solares, após um atraso de mais de um mês, devido a problemas nos dutos de combustível.

O lançamento foi um alívio para a Nasa, que tinha previsto a operação inicialmente para 12 de fevereiro. Problemas nas válvulas de combustível adiaram quatro vezes a decolagem.

Segundo a Nasa, a energia adicional proporcionada pelos novos painéis solares permitirá um maior aproveitamento dos dois novos laboratórios instalados no complexo, o europeu Columbus e o japonês Kibo.

Com informações das agências AFP e EFE

Fonte: Redação Terra

Nenhum comentário: