• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Projeto Cometa na Praça do Ferreira dia 05 de agosto

Clube de Astronomia de Fortaleza fará observação pública da Lua e de outros astros na Praça do Ferreira.

 
 
 
O Clube de Astronomia de Fortaleza (CASF), com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (FUNCAP), promove mais uma edição do Projeto Cometa. Desta vez será uma observação astronômica pública na Praça do Ferreira, uma das praças mais populares e tradicionais de Fortaleza, no próximo dia 05 (cinco) de agosto, sexta-feira, a partir das 18 horas. Haverá vários telescópios e binóculos, de diferentes tamanhos e características, disponíveis ao público para a observação da Lua e de outros astros, como Saturno, estrelas duplas e aglomerados estelares.

Ao anoitecer da sexta-feira a Lua estará bem no alto do céu, próxima à estrela Spica, alfa da constelação de Virgem, apenas um dia antes de atingir sua fase de quarto–crescente. Ela exibirá grande parte da sua metade iluminada voltada para o oeste, com várias de suas características de superfície bem visíveis, como crateras e mares, a exemplo do Mar da Tranqüilidade, local de pouso da nave Apolo 11 e da sonda Surveyor 5.

Saturno estará também visível no começo da noite e exibirá seus esplêndidos anéis.

O evento na Praça do Ferreira será gratuito e sem necessidade de inscrição. Haverá também um telão montado na praça com exibição em tempo real da imagem da Lua coletada por um dos telescópios, por meio de uma ocular eletrônica.
A concentração se dará nas proximidades do Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro, antigo Cine São Luiz. Compareça e leve toda a sua família para observar a Lua e os anéis de Saturno!

O CASF é formado por entusiastas da Astronomia. O grupo surgiu em 2007, com a idéia de congregar astrônomos amadores de Fortaleza e região metropolitana para divulgar esta ciência ao público de modo mais direto e pessoal. Em 2011 deu iníco ao Projeto Cometa – Divulgação e Educação em Astronomia no Estado do Ceará, com apoio da FUNCAP.

Projeto Cometa – Divulgação e Educação em Astronomia no Estado do Ceará
Local: Praça do Ferreira, Centro, Fortaleza/CE

Data: 05 de Agosto de 2011
Horário: 18:00 - 21:00
Público: livre para todas as idades
Gratuito

Um comentário:

Jamberto disse...

Parabéns pela iniciativa. Adoro o assunto e gostaria de fazer essas observações, mas não tenho telescópio. Há previsão do Projeto Cometa na minha cidade (Tauá)? Há um local e um dia específico em Fortaleza onde eu possa fazer essas observações com vocês? Agradeceria se pudessem me responder no meu email "jambertomonte@hotmail.com". Obrigado e parabéns!